Sorria

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Entrevista com a autora Flávia Dann

Bom dia prodígios! Estamos muito felizes com o resultado do nosso projeto de resenhas e entrevistas, agora nomeado de Encontrei no Wattpad. Nós temos conhecido obras muito boas e pessoas maravilhosas. Todas as autoras (sem preconceito, mas, por coincidência, até agora só resenhamos livros escritos por mulheres, rs) têm sido muito fofas e carinhosas com a gente, e a Flávia Dann, que escreveu o livro Na Chuva Com Benjamin não foi diferente e hoje a entrevista é com ela. Muito obrigada Flávia pela atenção e dedicação de um pouquinho do seu tempo para atender o blog Meninas Prodígios.
Simbora! 

Meninas Prodígio: Como descobriu que tinha vocação para escrever? Algum escritor/livro te influenciou?
Flávia Dann: Desde que eu aprendi a ler, me apaixonei pela leitura. Comecei lendo livros paradidáticos da escola e depois comecei a escolher alguns livros em casa – meus pais sempre tiveram muitos livros. E escrever, para quem gosta de ler, é quase uma consequência, então desde criança eu escrevia poesias e pequenas estórias. Eu já escrevi em blog e tinha vários cadernos nos quais eu escrevia para praticar, como um exercício. 
Um dos escritores que mais me influenciou a escrever foi Machado de Assis, que eu conheci por conta da escola. Os textos dele são muito bem escritos e harmoniosamente estruturados. Mesmo considerando que a linguagem da época na qual ele escrevia não é a dos escritores contemporâneos, eu leio e releio Machado como uma inspiração. E devo dizer que Agatha Christie me influenciou bastante, eu fico impressionada com o fato de que cada livro dela que eu leio, termino surpreendida.

MP: Considerando o momento de criação da obra à recepção dos leitores, qual o maior desafio para o escritor? Em algum momento sentiu medo de compartilhar seu livro?
FD: Eu acredito que o maior desafio é contar uma estória que as pessoas queiram ler. Você pode escrever algo e achar o máximo, mas as pessoas podem não gostar. E na hora de escrever você não tem como saber se as pessoas vão gostar do que você está escrevendo. Por mais que você imagine que escreveu algo legal, o retorno dos leitores é uma surpresa.
Sim, eu tive receio de compartilhar meu livro porque é da natureza humana querer ser aceito, ter um bom retorno. Mas eu resolvi compartilhar minha história porque, se eu a guardasse para mim, eu jamais saberia se estava no caminho certo, se eu algum dia seria capaz de tocar as pessoas por meio dos meus escritos. 

MP: Agora falando sobre sua obra, de onde vêm suas inspirações? A partir do título produz a obra ou o contrário?
FD: A inspiração vem da própria vida. Da minha, mas principalmente do que acontece ao redor. Quem gosta de escrever precisa ficar atento a tudo: sons, cores, lugares, músicas, acontecimentos (que vivencia ou de que tenha notícia). Para mim, é daí que vem a inspiração.
Acho difícil escrever a partir do título, porque me sentiria engessada. Penso que o título é algo para se pensar no final, quando você vai conseguir enxergar a obra como um todo e então vai ser capaz de escolher um título que exprima, de alguma forma, a essência da história.

MP: Seus personagens são inspirados em fatos reais ou são fictícios?
FD: Meus personagens são fictícios. Nenhum deles tem um correspondente real. É certo que todos eles terão um pouco de mim, mas isso é próprio da escrita, é difícil se afastar tanto dos personagens, porque antes de tudo eles “vivem” dentro de você e nascem quando você escreve.

MP: Costuma ler suas obras depois de terminadas ou pede a outra pessoa para revisar/avaliar?
FD: Eu gostaria de ter um revisor, mas atualmente quem revisa o que eu escrevo sou eu mesma. Tenho certa relutância em acatar modificações no meu texto, então como eu não tenho um editor (que me obrigue a alterar hehehe), eu leio e releio dezenas de vezes o que escrevi, até ficar satisfeita.
E procuro sempre escrever em um editor de texto com corretor ortográfico, o que minimiza bastante a incidência dessas falhas.

MP: Como você descobriu o Wattpad? Sua obra foi muito bem recebida pelos leitores dessa comunidade? Pretende lançar uma continuação para ela?
FD: Descobri o Wattpad por acaso, através de blogs de leitura. Em um deles alguém comentou que Cinquenta Tons de Cinza havia sido publicado, inicialmente, através da plataforma, e me entusiasmei com a ideia de que é possível que uma pessoa sem conexão com o mercado editorial publique através de uma editora grande chegando a, inclusive, ter a obra traduzida para outras línguas!
E foi aí que, à beira do lançamento do filme, eu peguei os livros para ler. À medida que fui lendo e vi a conotação sexual da trama, eu entendi a popularidade, mas fiquei desanimada, pois ficou claro que o sucesso nascera do teor sexual de boa parte das cenas e não era esse tipo de história que eu planejava escrever.
Mas ainda assim, eu criei a conta no Wattpad e resolvi escrever e publicar por lá, para ter leitores isentos, pessoas desconhecidas que me dissessem o que acham, sem medo de magoar.
E quando terminei de publicar Na chuva com Benjamin no Wattpad fiquei extremamente satisfeita. O livro foi bem recebido na plataforma e centenas de pessoas comentam, dando suas impressões sobre o que acontece na trama, é fantástico!
Eu não pretendo escrever uma continuação porque penso que o livro se encerra exatamente onde deveria. É possível fazer uma continuação, mas aí seria outra história, com outros objetivos e, nesse caso, eu prefiro tentar escrever algo novo, totalmente diferente.

MP: O quê você mais gosta em suas histórias? Qual a sensação ao ver as pessoas comentando sobre ela?
FD: Quando você está escrevendo e as ideias vão surgindo para os momentos cruciais da estória, a sensação é parecida com aquela de quem lê essas passagens no livro, mas é indiscutivelmente mais intensa e mais prazerosa. Escrevendo você pode mudar o rumo das coisas. E tentar imaginar a reação dos leitores é o melhor de tudo para mim.
Ver os comentários é extremamente gratificante. A ideia de que pessoas que nunca ouviram falar de mim passaram horas lendo, espontaneamente, algo que eu escrevi, e ainda se divertiram fazendo isso, é simplesmente fantástico.

MP: Juntando todos os seus personagens, qual é o seu favorito e por quê?
FD: O meu personagem favorito é o Benjamin. Ele é livre, leva a vida de maneira leve e é, ao mesmo tempo, seguro e determinado.

MP: Tem alguma obra em andamento? Se sim, irá publicá-la gratuitamente ou através de alguma editora/livraria?
FD: Por enquanto só tenho ideias, mas nenhuma obra em andamento. Eu devo publicar gratuitamente, por enquanto.

MP: Além de escrever, o quê mais você gosta de fazer?
FD: Eu gosto muito de viajar e de assistir a filmes e seriados. E ler. Estou sempre lendo algum livro (e sempre compartilho a leitura da vez no Instagram).

MP: O quê você diria para pessoas que têm o desejo de escrever, mas sentem medo?
FD: Escreva. E se de alguma forma, o fato de achar que alguém que leia pode não gostar ou te dar um retorno negativo, escreva mesmo assim. Faça um acordo com você mesmo, no qual a única regra é de não mostrar para ninguém. Faça o melhor que puder para quando você ler pensar: não acredito que escrevi algo tão legal! Então, quando você tiver terminado, você vai estar mais confiante, e o medo não vai estar mais te atormentando.

Bom, essa foi mais uma entrevista feita com muito carinho para vocês, a gente espera que tenham gostado. É só deixar aqui nos comentários a opinião de vocês e sugestões para as próximas resenhas from Wattpad.
Beijoos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Olá! Estou amando o blog de vocês! Eu marquei vocês em uma tag lá no blog se puderem responder agradeço! Um final de semana abençoado e mais uma vez parabéns pelo blog! O link da postagem é esse:

    http://jesusachoume.blogspot.com.br/2015/09/capsula-tag-sou-crista.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú, que bom que você gostou. Muito obrigada pela visita e pelo carinho.
    Nós vamos visitar o seu blog e, assim que possível, responderemos a tag.
    Valeu pela indicação. Uma semana abençoada para você.

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir