Sorria

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Entrevista com a autora Rafaela Papini

Bom dias amores!
Ontem postamos aqui a resenha sobre as nossas primeiras impressões do livro Spettacolo, que tem 32 capítulos para degustação no Wattpad e foi escrito pela escritora Rafaela Papini.
E hoje, viemos dar continuidade ao nosso "Projeto de Nome Indefinido", queremos até pedir a ajuda de vocês para batizarmos essa nossa ideia que consiste em entrevistar autores do Wattpad. E a entrevistada de hoje é a nossa querida, criativa e romântica Rafaela Papini. Vamos lá?


Meninas Prodígio: Como descobriu que tinha vocação para escrever? Algum escritor/livro te influenciou?
Rafaela Papini: Sempre gostei de escrever. Fui alfabetizada em casa por minha mãe, com menos de quatro anos de idade e, desde pequena, gostava de inventar histórias. Conforme fui crescendo, passei a escrever poemas, músicas, fics, até, finalmente, escrever o meu primeiro livro. Não tem nenhuma obra ou escritor, em específico, que tenha me influenciado, mas o livro Reinações de Narizinho; a série Vagalume; as histórias de Harry Potter e os livros O Diário da Princesa, marcaram muito a minha infância.

MP: Considerando o momento de criação da obra à recepção dos leitores, qual o maior desafio para o escritor? Em algum momento sentiu medo de compartilhar seu livro?
RP: Cheguei a fazer um vídeo sobre isso para o Esquenta da Bienal do Rio de Janeiro, que está sendo organizado pela Editora Arwen. Escrever um livro, por si só, é algo complicado, mas é, também, extremamente prazeroso. Acho que quem escreve, inevitavelmente, quer ser lido, então, nunca tive medo de compartilhar as minhas histórias. Para mim, o maior desafio foi saber o quê fazer depois que a história estava pronta, pois eu não entendia nada sobre o meio literário e fiquei muito insegura para apresentá-los às editoras, por não saber, exatamente, como proceder.

MP: Agora, falando de criação, de onde vêm as suas inspirações? A partir do título produz a obra ou o contrário?
RP: Sou uma romântica incorrigível, isso é fato! Mesmo quando era criança e brincava de Barbie, fazia as bonecas viverem grandes histórias de amor (risos). Então, para mim, escrever romance é uma coisa muito natural. A inspiração vem de coisas do dia a dia: uma troca de olhares flagrada entre desconhecidos na rua; alguém que você vê no metrô; um trecho de uma conversa que você escuta na rua. Acho que a beleza do romance é, justamente, essa: ele está presente na vida de todos, em todos os momentos. Só cabe a nós saber enxergá-lo.

MP: De onde vêm seus personagens? São inspirados em fatos reais ou são fictícios?
RP: Meus personagens são fictícios, mas, inevitavelmente, guardam relação com pessoas conhecidas. Resolvi escrever Spettacolo quando, ao assistir à uma apresentação de um circo, aqui, na minha cidade, me encantei vendo um dos artistas sobrevoar o picadeiro, imitando um pássaro. Eu chorei. De verdade. Achei aquilo fascinante e, assim que cheguei em casa, o Hiram começou a nascer. Acho que os personagens já existem dentro de nós, de alguma forma. Só precisam de um contexto para ir para o papel.

MP: Costuma ler suas obras depois de terminadas ou pede a outra pessoa para revisar/avaliar?
RP: Costumo ler, reler, ler mais uma vez e pedir para outra pessoa revisar e avaliar.

MP: Como você descobriu o Wattpad? Sua obra foi muito bem recebida pelos leitores dessa comunidade? Pretende lançar uma continuação para ela?
RP: Descobri o Wattpad há pouquíssimo tempo, quando li o livro After da escritora Anna Todd e, na capa, estava escrito "Sucesso no Wattpad". Fiquei curiosa e resolvi dar uma olhada. Foi amor à primeira vista. Acho que o retorno foi positivo sim, em pouco tempo a história já foi lida mais de mil vezes. Não pretendo lançar continuação para Spettacolo, mas outro romance já está engatilhado: Um Novo Amanhecer.

MP: O quê você mais gosta em suas histórias? Qual a sensação ao ver as pessoas comentando sobre ela?
RP: É muito difícil dizer o quê gosto mais em minhas histórias. Acho que dos personagens, do romance em si, de escrever uma cena romântica e eu mesma me sentir apaixonada. A sensação de ver as pessoas elogiando o meu livro é indescritível, de verdade. É muito emocionante, empolgante e tudo muito novo para mim. A primeira vez que alguém, que não me conhecia, comentou sobre o meu livro, eu fiquei muito, muito feliz. É sensacional você ver que a sua história está indo cada vez mais longe.

MP: Juntando todos os seus personagens, qual é o seu favorito e por quê?
RP: Hum... Que pergunta difícil! É como pedir para uma mãe dizer qual filho ela ama mais (risos). Acho que, dentre os personagens de Spettacolo, o quê mais me fascina é o Hiram. Não só por ele ser o protagonista, mas pelo o quê ele transmite: em dados momentos, Hiram é um artista de circo, sedutor, em outros, ele é apenas um menino perdido que não sabe como continuar sua vida depois de perder a mãe. A paixão entre ele e Malu é sua perdição e redenção.

MP: Tem alguma obra em andamento? Se sim, irá publicá-la gratuitamente ou através de alguma editora/livraria?
RP: Sim, estou finalizando um novo romance, chamado Um Novo Amanhecer. Um história sobre superação, autoconhecimento e, claro, muito amor.

MP: Além de escrever, o quê mais você gosta de fazer?
RP: Ultimamente não tenho tido muito tempo para fazer muitas coisas, mas sou uma pessoa de muitos hobbies. Sou, particularmente, apaixonada por música: adoro cantar e tocar violão.

MP: O quê você diria para as pessoas que têm o desejo de escrever, mas sentem medo?
RP: Não tenha medo de escrever, tenha medo de deixar tantas ideias boas trancafiadas na sua cabeça. É, simplesmente, injusto impedir um personagem de ganhar vida e os leitores de conhecê-lo.

Está aí a dica da escritora Rafaela Papini para quem está começando e a sua entrevista completa. Deu para perceber o quão fofa e romântica ela é, não é? Esperamos que vocês tenham gostado do post de hoje, foi feito com muito amor e carinho. Deixem nos comentários a opinião de vocês e, também, dicas de qual livro gostariam de ver resenhados aqui, com a entrevista do autor.
Confiram abaixo o teaser do livro Spettacolo. Um super beijo e até o próximo post!




Nenhum comentário:

Postar um comentário