Sorria

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Entrevista com a autora Camila Wad

Bom dia, prodígios!!
Ontem postamos a resenha do livro Novo Começo da autora Camila Wad, e hoje publicaremos uma entrevista, super legal, feita com a mesma.
Desde já queremos deixar aqui o nosso agradecimento à Camila, que foi muito simpática ao nos permitir resenhar sua obra e responder às nossas perguntas. Muito sucesso pra ti, linda!
Agora vamos lá, que está muito legal!!


Meninas Prodígio: Como descobriu que tinha vocação para escrever? Algum escritor/livro te influenciou?
Camila Wad: Na adolescência passei a escrever e receber cartas de minhas amigas do colégio, sempre que alguém fazia aniversário, o presente era uma carta de amizade. Quando essa época passou, continuei escrevendo coisas que eu sentia e até mesmo escrever cartas pra Deus e ler livros românticos. Então os livros que eu lia, com as frases que escrevia num caderno, me fizeram pensar que eu poderia escrever um livro. Posso dizer que fui influenciada por Lycia Barros e Renata Martins, duas grandes escritoras que sempre trazem um bom ensinamento em seus livros, e eu quis isso para mim. Quis escrever uma história que, de alguma forma, ajudasse outros jovens assim como os livros delas me ajudaram. 

MP: Considerando o momento de criação da obra à recepção dos leitores, qual o maior desafio para o escritor? Em algum momento sentiu medo de compartilhar seu livro?
CW: Acho que o maior desafio é desenvolver a história de uma forma que os leitores se sintam satisfeitos com o quê estão lendo. O escritor tem a ideia, mas colocar essa ideia para o papel é bem complicado. Às vezes tenho um certo receio de compartilhar meu livro, fico com medo das pessoas não gostarem e exporem isso de uma forma bruta. Sei que todos têm opiniões, porém ser for ruim, devem procurar a melhor forma de falar. Mas se eu não tivesse coragem de compartilhar, eu não teria ajudado ninguém e me sentiria frustrada por ter deixado o medo vencer.

MP: Agora falando sobre sua obra, de onde vêm suas inspirações? A partir do título produz a obra, ou o contrário?
CW: Sempre peço ajuda a Deus para escrever, Ele me inspira sempre que preciso. Porém, não posso deixar de citar as pessoas com quem convivo. Ouço muitas histórias, muitos conselhos e pregações, que me ajudam a ter novas inspirações. No livro Novo Começo, o título produziu a história. Antes de sentar para escrever, tenho em mente, mais o menos, como será a história. A partir daí eu penso em um título e desenvolvo a história em volta dele.

MP: Seus personagens são inspirados em fatos reais ou são fictícios?
CW: Um pouco dos dois. Eu vejo muitas coisas acontecendo dentro das igrejas e, na minha percepção, não podemos oferecer algo perfeito para Deus com nossa vida toda errada. Então criei uma ficção para mostrar a realidade de muitos jovens que estão se iludindo, achando que Deus está com eles e não percebem que eles mesmos estão afastando Deus de si, e também para mostrar o amor de Deus por nossas vidas que mesmo errando, Ele consegue nos amar de forma incondicional e faz de tudo para nos ter de volta.

MP: Costuma ler suas obras depois de terminadas, ou pede a outra pessoa para revisar/avaliar?
CW: Até agora não reli nenhum dos livros que terminei e postei no Wattpad e também não pedi para ninguém revisar. Tenho minhas amigas que fazem uma avaliação da história, indicando se a ideia está boa ou se o capítulo está de fácil entendimento, e sempre me dão dicas de como colocar determinadas expressões. Revisão ortográfica realmente não fiz. Sei que preciso revisar e estou correndo atrás de alguém, neutro, que faça esse trabalho para mim.

MP: Como você descobriu o Wattpad? Sua obra foi muito bem recebida pelos leitores dessa comunidade? Pretende lançar uma continuação para ela?
CW: Não lembro bem, mas acho que foi procurando aplicativos legais na Play Store que me deparei com o Wattpad. Daí, mexendo no aplicativo, descobri que poderia escrever e publicar ali. A história foi bem recebida, as críticas construtivas e alcancei o objetivo que não era só escrever um romance e sim falar de Deus. Quando terminei de escrever e publicar o último capítulo de Novo Começo, muitos leitores me pediram uma continuação e eu havia colocado na minha cabeça que não faria, pois queria que o próprio leitor planejasse um futuro para os personagens como desejassem, mas hoje eu posso falar que talvez tenha uma continuação. Algumas ideias andam surgindo na minha cabeça em relação ao Novo Começo e eu gostaria de compartilhar também.

MP: O quê você mais gosta em suas histórias? Qual a sensação ao ver as pessoas comentando sobre ela?
CW: Adoro as partes românticas e quando os personagens escolhem fazer o que é certo, por que muitas vezes nós nos inclinamos para aquilo que é errado e torcemos pra que o erro de fato aconteça, mas quando eles dizem NÃO e escolhem o que é certo, eu adoro. Às vezes eu gostaria muito que os leitores vissem minha reação ao ler os comentários que eles fazem, eu dou gritinhos de felicidade e abro o maior sorriso do mundo. Minha irmã, sem entender, me olha e diz: "Garota maluca!", mas é uma sensação que não sei explicar direito; é muito bom, você vê que alguém gosta do seu trabalho e faz questão de dizer isso.

MP: Juntando todos os seus personagens, qual é o seu favorito e por quê?
CW: Como disse, sempre temos uma certa inclinação para o que é errado, isso também serve na escolha de um personagem. O meu preferido é o Kaio, por que ele tem algo que eu gostaria de ter. Não os defeitos, claro. Embora ele seja uma pessoa toda errada, ele é sempre agitado, brincalhão e não se importa muito com o quê as pessoas pensam ou falam dele. Totalmente o contrário de mim, que sou tímida, exigente e séria demais às vezes.

MP: Tem alguma obra em andamento? Se sim, irá publicá-la gratuitamente ou através de alguma editora/livraria?
CW: Comecei a escrever uma nova obra, porém tive que dar uma pausa, porque repostei Te Vejo Na Praça no Wattpad com alterações e capítulos inéditos. Agora que terminei é provável que eu volte a escrevê-la. Pensei muito e pretendo publicá-la através de uma editora (se encontrar uma), porém, como meus livros são voltados para o meio evangélico, também fico pensando que aquilo que recebi de graça, devo dar de graça. Mas oro bastante em relação a isso e estou sempre atenta a voz de Deus. O que Deus quiser para mim é o que eu quero.

MP: Além de escrever, o quê mais você gosta de fazer?
CW: Ler e ir ao shopping, mesmo sem dinheiro.

MP: O quê você diria para pessoas que têm o desejo de escrever, mas sentem medo?
CW: Diria que o medo é vencido pela coragem e que é normal termos esse sentimento no início, mas se não tivermos coragem para prosseguir e deixarmos o medo nos dominar, o objetivo que temos nunca será alcançado. Diria também para elas insistirem e arriscarem, porque existem pessoas que precisam ler o que elas escreveram. Mesmo que só uma pessoa seja tocada pela história, vai valer a pena para elas, porque para mim valeu.

É isso, esperamos que tenham se deliciado com a entrevista.. e até a próxima!
Ah, nos ajude a dar um nome para o "projeto de nome indefinido" rs (esse projeto consiste em resenhar livros achados no Wattpad e entrevistar o autor). Beijos!!

3 comentários:

  1. Ameiii, adoro essa escritora rs, meninas prodígio amei o trabalho de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista.Vocês arrasaram :)
    O nome do projeto poderia ser "resenhando"

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!Os livros da Camila são realmente edificantes além de lindos,quem não leu corra agora mesmo,vale muito a pena!

    ResponderExcluir