Sorria

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Entrevista com a autora Poliana Matos

Boa tarde amores!
Em continuidade ao nosso "Projeto de Nome Indefinido", rs, vamos postar hoje a entrevista com o autor.
A entrevistada de hoje é ninguém mais, ninguém menos do que a Poliana Matos, autora do livro Dois Passos, que além de muito romântica em sua história, tem sido muito atenciosa e carinhosa com a gente.
Então, simbora conferir que está muito legal!


Meninas Prodígio: Como descobriu que tinha vocação para escrever? Algum escritor/livro te influenciou?
Poliana Matos: Eu acredito que a paixão pela escrita se inicia com a paixão pela leitura. Sempre amei ler e isso me fez começar a escrever.
Quando mais nova, escrevia poemas e me lembro de ter escrito dois livros em cadernos. Alguns poemas eu ainda guardo, os livros eu joguei fora anos mais tarde.
Todos os livros que eu li me influenciaram de certa forma, mas autores e estilos leves e divertidos costumam me atrair mais.
Eu gosto de autoras como Meg Cabot e Sophe Kinsella, mas também leio George R.R. Martin e C.S. Lewis, por exemplo.

MP: Considerando o momento de criação da obra à recepção dos leitores, qual o maior desafio para o escritor? Em algum momento sentiu medo de compartilhar seu livro?
PM: O primeiro grande desafio é você começar a colocar no papel tudo aquilo que tem em mente. Geralmente nós temos a história principal, mas não os detalhes e no início de tudo é difícil dar vida aos nossos pensamentos.
O segundo desafio é cativar leitores. Muitos até dão uma olhada no livro, começam a ler, mas não se interessam a ponto de terminar a leitura. Saber que uma pessoa chegou ao final da leitura é extremamente gratificante para mim, pois significa que minha história conseguiu envolver essa pessoa até o final.
Se eu senti medo de compartilhar o livro? O tempo todo! A cada novo capítulo eu sentia um frio no estômago e sempre achava que estava ruim.

MP: Agora falando de criação, de onde vêm suas inspirações? A partir do título produz a obra ou o contrário?
PM: A partir da obra eu crio o título e essa é uma das partes mais difíceis.
Inspiração é um assunto complicado. Existem dias que surgem diversas ideias. Em outros dias as ideias fazem as malas e resolvem tirar férias prolongadas.
Muitas coisas me ajudam nesse sentido: músicas, filmes, séries e até outros livros. Geralmente alguma cena chama minha atenção e eu fico com uma pequena ideia encubada na cabeça e, quando menos espero, outras ideias vão surgindo.
Algo que me ajuda muito é imaginar o diálogo dos personagens apenas na minha cabeça. Eu faço isso dirigindo, limpando a casa, no banho, etc.
Quando penso em algo legal, anoto para não esquecer e depois escrevo a cena.

MP: De onde vêm seus personagens? São inspirados em fatos reais ou são fictícios?
PM: Embora meus personagens sejam fictícios, alguns deles têm traços de personalidade ou nome de pessoas que conheço. É o caso da Patrícia, que tem o nome e algumas características da minha melhor amiga.

MP: Costuma ler suas obras depois de terminadas ou pede a outra pessoa para revisar/avaliar?
PM: Eu mesma leio, mas, sempre que possível, peço para alguma amiga revisar.

MP: Como você descobriu o Wattpad? Sua obra foi muito bem recebida pelos leitores dessa comunidade? Pretende lançar uma continuação para ela?
PM: Conheci o Wattpad por meio de uma amiga, Aline Coração, que já escrevia e publicava por lá. Ela me explicou como funcionava e me incentivou a escrever e publicar minha história. A Aline também me apresentou a outras autoras (que hoje são grandes amigas) e elas me incentivaram ainda mais. Além do incentivo, elas me ajudaram a divulgar minha obra.
Fui muito sortuda com meus leitores, muito deles além de ler, comentava ao final de cada capítulo. Esses comentários levantaram meu astral quando eu estava desanimada e foi por causa da participação dos leitores que não deixei o livro inacabado.
Tenho pensado em escrever um segundo livro focado em uma das personagens do primeiro, justamente pela grande quantidade de mensagens pedindo por isso. É apenas uma ideia que ainda estou amadurecendo, mas creio que dará certo.

MP: O quê você mais gosta em suas histórias? Qual a sensação ao ver as pessoas comentando sobre ela?
PM: Gosto de saber que, de uma maneira leve e bem-humorada, passei uma mensagem de otimismo e perseverança.
Ver as pessoas comentando uma criação minha é um misto de alegria e espanto. Eu me sinto realizada quando isso acontece.

MP: Juntando todos os seus personagens, qual é o seu favorito e por quê?
PM: Gosto da Patrícia. Ela é meio louca e fala coisas que tem vontade de falar. Eu queria ser corajosa como ela. Mas eu também gosto do Rafael, personagem odiado pela maioria. Ele me lembra que muitas vezes nós valorizamos as coisas erradas e perdemos grandes amores e grandes oportunidades por causa disso. Os erros do Rafael me fazem refletir sobre meus próprios erros.

MP: Tem alguma obra em andamento? Se sim, irá publicá-la gratuitamente ou através de alguma editora/livraria?
PM: Não tenho nenhuma obra em andamento no momento. Finalizei Dois Passos e estou lendo e fazendo algumas pesquisas para tentar iniciar a continuação dele. Quando finalizar essa continuação, ela será publicada no Wattpad.

MP: Além de escrever, o quê mais você gosta de fazer?
PM: Ler, ouvir música e assistir séries.

MP: O quê você diria para pessoas que têm o desejo de escrever, mas sentem medo?
PM: Essa questão do medo de tentar foi algo que abordei no livro Dois Passos.
Eu diria que todo mundo sente medo. Sentir medo é normal. O que não é normal é deixar que o medo nos impeça de continuar caminhando, de tentar coisas novas.
Você tem uma ideia e gostaria de colocá-la no papel? Vá em frente!
Alguns vão amar, outro não, mas o que importa é que você tentou, superou seu medo, superou a si mesmo!
Talvez você seja um talento escondido que está prestes a ser descoberto ou talvez você nunca fique famoso, mas... foi uma experiência positiva? Acrescentou algo em sua vida? Se sim, terá valido a pena.
Nós só vamos descobrir em que realmente somos ons se fizermos.
Todos os dias a vida nos dá uma chance de tentarmos novamente, então, por quê não tentar?

Por hoje é só, esperamos que vocês tenham gostado da entrevista, da resenha, do projeto, de tudo, rs. Deixem aqui nos comentários a opinião de vocês, ou algum livro que você leu no Wattpad que gostaria de ver resenhado e o autor entrevistado. Um beijo e até a próxima!

6 comentários:

  1. O livro é maravilhoso! E a autora realmente é a melhor amiga do mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs.. apesar de não conhecê-la há muito tempo, pudemos notar sim que é muito querida por todos <3

      Excluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar dessa escritora. E amei a entrevista. Só achei que faltou fotos dela e dos livros ho, ho.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, ficamos felizes em saber..
      A gente não colocou fotos neste post, pois no anterior, onde fizemos a resenha do livro e a biografia, já colocamos fotos rs..
      Mesmo assim, obrigada pela dica e pela visita <3

      Excluir
  3. Olá,
    Bacana a entrevista, não conhecia a autora e, assim como ela, minha vontade de escrever surgiu junto ao gosto pela leitura. Muito simpática ela.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Inês, você já tem algum publicado,
      adoraríamos ler e conhecer mais uma escritora.
      Obrigada pela visita, beijos <3

      Excluir